22/02/2011
Escolha do quinto será feita por eleição direta no ESSegue a notícia publicada no site conjur:
Todos os advogados do Espírito Santo poderão participar do processo de escolha das listas sêxtuplas para preenchimento das vagas nos tribunais destinadas ao quinto constitucional da advocacia. O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Espírito Santo aprovou nesta segunda-feira (21/2) a participação de todos por meio de votação direta.
A medida será aplicada para a definição da lista sêxtupla dos candidatos à quarta vaga do Tribunal Regional do Trabalho do estado, criada pela Lei 11.986/2009, que pertence ao quinto constitucional.
"Cabe à advocacia e ao conselho escolher nomes tecnicamente competentes, eticamente ilibados e comprometidos com os valores democráticos", afirmou o presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra. Para ele, a decisão do conselho foi um "passo gigantesco na consolidação de um processo de escolha de representantes da advocacia, com a participação dos advogados".
O vice-presidente da seccional, Francisco Guilherme Maria Apolônio Cometti, considerou a decisão um "avanço democrático". "Estamos caminhando para frente, no sentido de tornar a gestão da ordem mais democrática." Ele destacou, ainda, que o Espírito Santo é o terceiro estado do país a adotar a eleição direta para o quinto constitucional. "Somente no Pará e em Pernambuco os advogados também participam da escolha dos nomes que integram as listas sêxtuplas."
Com base nos termos da resolução aprovada, será elaborado o edital para eleição da lista dos candidatos ao quinto constitucional do TRT-ES. Das candidaturas deferidas, o conselho reduzirá para 12 o número de candidatos a serem submetidos à escolha direta entre os advogados. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-ES.