Chega à s suas mãos a nova edição, devidamente ampliada e atualizada, nos termos da nova Lei do Mandado de Segurança (nº 12.016/09), com destaque especial aos recentes posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais acerca de temas relevantes como legitimidade recursal, controle dos atos administrativos e de políticas públicas, cumprimento das decisões judiciais, aplicação da sentença-tipo, dentre outros.
Alguns capítulos são inéditos e foram elaborados visando complementar aspectos pontuais e complexos relativos ao mandado de segurança, ao passo que, outros, foram atualizados em relação à 1ª edição.
A obra analisa a possibilidade de resolução parcial de mérito e a formação de coisa julgada progressiva como instrumentos de brevidade da prestação jurisdicional. Destarte, procura-se enfrentar aspectos como a efetividade do processo, as reformas recentes do Código de Processo Civil e do Poder Judiciário, e a possibilidade de resolução fracionada e parcial do objeto litigioso do processo como meio de proporcionar maior rapidez à prestação jurisdicional. Também são discutidas, no decorrer do texto, a possibilidade de formação da coisa julgada em resolução interlocutória de mérito, a quebra do princípio da unicidade da sentença e a execução definitiva de decisão parcial. Os aspectos centrais da obra estão ligados ao processo de formação do título executivo judicial em momentos diferenciados e seus reflexos no sistema processual, atendendo aos princípios da efetividade e acesso à Justiça.
A produção acadêmica de direito processual vem estimulando o surgimento de uma grande quantidade de livros, artigos, coletâneas, etc. Nos últimos anos, venho me dedicando a tais estudos e sempre mantive a ideia de publicar esta produção em obra única, para facilitar o acesso aos leitores. Este projeto está sendo apresentado nesta 1ª série.
Livro publicado em 2013.
Lançada a 3a edição do livro Mandado de Segurança, pela editora juspodivm. Com capítulos atualizados e abordagem de temas novos como o MS coletivo, por omissão e em matéria penal. Segue o texto publicado no site da editora: Em destaque, foram escritos capítulos específicos sobre competência, impetração do mandamus na área penal e contra atos omissos, além da abordagem específica sobre o MS coletivo na nova legislação. Além disso, muitos capítulos foram atualizados e complementados.
Como venho mencionando nas edições anteriores, este livro é fruto de pesquisas e de minha atuação profissional nestes quatorze anos como advogado público e privado, além de professor universitário.
Apresento, portanto, mais esta etapa de trabalho do tema mandado de segurança para a comunidade acadêmica, e fico a disposição para críticas e sugestões diretamente pelos sites da editora ou o meu pessoal.
Este livro traz os seguintes temas - Notas sobre a nova sistemática do efeito devolutivo da apelação - Sua ampliação e restrição; Aspectos ligados ao cumprimento (provisõrio e definitivo) das decisões judiciais e a necessária fungibilidade; O cumprimento da sentença e a 3ª etapa da reforma processual - Primeira impressões; Fungibilidade nas tutelas de urgência concedidas na ação rescisória à luz da nova redação do art. 489 do CPC; Tutela antecipada, seus momentos e o meio recursal cabível diante das novas reformas processuais; Os capítulos da sentença e seus reflexos na execução; Novas alterações no sistema da execução provisória - Aspectos controvertidos.